Exames Complementares Medicina do Trabalho

São denominados exames complementares todos aqueles que auxiliam o médico na elaboração de um diagnóstico. Esses exames são feitos de acordo com a definição do médico coordenador do PCMSO do empregador e devem incluir todos os exames complementares mínimos obrigatórios por lei. Por exemplo, trabalhadores expostos a radiações ionizantes precisam realizar hemograma completo e contagem de plaquetas na sua admissão e a cada seis meses. No mercado alimentício, existem exames que precisam ser feitos a cada três meses. Então, dependendo da função a ser exercida há exames complementares específicos e sua periodicidade é previamente determinada. Abaixo seguem alguns exemplos de periodicidade para exames complementares: a) a cada 6 meses: para os trabalhadores expostos a condições insalubres (como por exemplo trabalho sob ar comprimido); b) Anualmente: para os trabalhadores expostos a riscos ou situações de trabalho que impliquem no desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional (por exemplo, ruído), ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, e aqueles que são menores de 18 anos e maiores de 45 anos de idade; c) a cada 2 anos: para os trabalhadores que tenham idade entre 18 anos e 45 anos. Os exames complementares mais comuns em saúde ocupacional são: • Audiometria • Espirometria • Radiografias • Eletrocardiograma • Eletroencefalograma • Acuidade Visual • Exames Laboratoriais
EXAMES COMPLEMENTARES
Para trabalho em Altura NR 35

EXAMES COMPLEMENTARES

Compre Aqui!
EXAMES COMPLEMENTARES
Para manipulação de alimentos

EXAMES COMPLEMENTARES

Compre Aqui!

Consulte-nos! Ligue 11 2056-0110 ou

Nos mande um e-mail se preferir!

Exames Complementares Medicina do Trabalho

A Azevedo Consultoria conta com uma completa estrutura de profissionais e de equipamentos, para realizar todos os Exames Complementares em sua sede (Acuidade Visual, Audiometria, Espirometria, Psicotécnico, ECG, EEG, RX e Laboratoriais). Alguns desses Exames também podem ser feitos In Company (sob determinadas circunstâncias).

Acuidade Visual

Acuidade Visual é um exame que avalia a capacidade da visão de perceber a forma e o contorno dos objetos. No ambiente da Medicina do Trabalho, tal exame é fundamental porque consegue detectar se um trabalhador possui (ou não) déficit de visão que poderia causar riscos a ele mesmo, a outros trabalhadores e ao patrimônio da empresa. Este exame deve ser realizado por profissional da saúde habilitado.

Audiometria

Audiometria é um exame de triagem que avalia a acuidade auditiva do trabalhador, isto é, um exame que detecta possíveis perdas auditivas de um funcionário. Ela deve ser realizada por profissional habilitado, ou seja, médico ou fonoaudiólogo, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

Eletroencefalograma (EEG)

O Eletroencefalograma (EEG) é um exame que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo do paciente, isto é, um exame que detecta possíveis anormalidades nas ondas cerebrais do examinado. Ele deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, médico, técnico de enfermagem, ou enfermeiro, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

Eletrocardiograma (ECG)

O Eletrocardiograma (ECG) é um exame que analisa a variação das ondas elétricas emitidas pelas contrações do coração, captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o peito do paciente, isto é, um exame que detecta possíveis anormalidades nas ondas cardíacas do examinado. Ele deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, médico, técnico de enfermagem, ou enfermeiro, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

Exames laboratoriais

Exame Laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados a pedido do médico, feito em laboratórios de análise clínica, visando um diagnóstico ou confirmação para uma doença. Ele deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, médico, biomédico, técnico de enfermagem, ou enfermeiro, conforme resoluções dos respectivos Conselhos Federais profissionais.

Psicotécnico

Exame Psicotécnico é uma avaliação psicológica realizada através de métodos e técnicas orientados para identificação das diferenças individuais. Ele deve ser realizado por profissional habilitado, ou seja, por um Psicólogo, conforme resolução do Conselho Federal de Psicologia. Esse exame é capaz de definir o comportamento padrão de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, bem como definir diferenças entre indivíduos, e as suas reações diante de várias situações do dia a dia, ou situações que fogem do cotidiano.

Exames Complementares Medicina do Trabalho

Fale com Azevedo 11 – 4562-9452 – 4562-8996

Whatsapp 11 – 95061-8443

azevedoconsultoria@azevedoconsultoria.com.br